Cidades

Insulina em falta nos postos de Niterói

Pacientes que tentam buscar doses de insulina neste mês de setembro em policlínicas e postos de saúde de Niterói estão com dificuldades. Isso porque, segundo moradores, os estoques estão vazios. Da Zona Norte à Zona Sul, falta o medicamento em várias unidades.
Na Policlínica Regional do Fonseca a insulina já está em falta. Foto: Wallace Rosa

Pacientes que tentam buscar doses de insulina neste mês de setembro em policlínicas e postos de saúde de Niterói estão com dificuldades. Isso porque, segundo moradores, os estoques estão vazios. Da Zona Norte à Zona Sul, falta o medicamento em várias unidades.

Diabético desde os 12 anos, quando foi diagnosticado com a patologia, Marcus Vinicius, de 21 anos, faz uso continuo do medicamento e nesta segunda-feira (9) foi surpreendido ao saber da falta da medicação.

É o pastor Marcos Luis Lopes, de 51 anos, quem costuma buscar a insulina para Vinicius mensalmente na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro. Mas quando chegou lá, foi informado que o medicamento está em falta.

"Eu fui no posto pela manhã e disseram que não tinha, mandaram eu procurar na Farmácia Popular, mas lá também não tinha. Ele vai ter comprar na farmácia normal. É uma situação que nos deixa preocupados porque é um paciente que necessita do medicamento, que precisa ter a disposição quando terminam as doses. E a população de baixa renda, como fica?", indagou o pastor.

Nossa equipe de reportagem verificou em outras policlínicas de diferentes regiões do município para conferir os estoques. Na Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, em Santa Rosa, na Zona Sul, as doses já tinham acabado. Cenário idêntico aconteceu na Policlínica Regional Doutor Guilherme March no Fonseca, na Zona Norte, onde o medicamento não estava disponível para os pacientes.

Ja na Policlínica Regional da Engenhoca, também na Zona Norte, foi informado que ainda constava insulina no estoque, mas que está baixíssimo e, segundo funcionários, somente pode ter acesso pacientes cadastrados na unidade.

Prazo

Questionada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói informou que as insulinas (regular e NPH) são distribuídas pelo Ministério da Saúde (MS), e que, nos últimos meses, foram feitas entregas parciais ao município, não atendendo a toda demanda da cidade.

Em nota a FMS informa que mantém a cobrança pela regularização dos insumos junto ao MS e Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ainda de acordo com a Fundação, a expectativa é que seja regularizado para o próximo mês.

A Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SAFIE) do Governo do Estado, por sua vez, informou que está abastecida dos medicamentos (NPH e regular).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o fornecimento do medicamento encontra-se regular. Segundo o órgão, o último repasse da insulina NPH para a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro ocorreu em agosto deste, um total de 71.776 com cobertura até setembro. Já de insulina regular, foram enviadas 30 mil frascos nesta semana, com cobertura até novembro.

< Fluminense pode sair da zona do rebaixamento contra Palmeiras Niterói discute urbanismo e mobilidade em conferência <